Iyengar Yoga – Caroline Pontes

Iyengar Yoga - MayaluzDesenvolvida pelo mestre indiano B.K.S. Iyengar, o Iyengar Yoga é um linha de Hatha Yoga que tem como principal objetivo aproximar o Yoga de qualquer pessoa, independente de suas dificuldades na prática de exercícios físicos.

Os asanas são ensinados com um grande rigor técnico e foco no alinhamento. O aluno iniciante rapidamente ganha vitalidade levando fluxo de prana (bio-energia, oxigênio) às suas células despertando a consciência corporal e melhorando a sua saúde de forma integral.

O Iyengar Yoga também se diferencia das outras modalidades por incentivar o uso de materiais externos durante a prática dos asanas, possibilitando que determinados obstáculos possam ser vencidos. Com o uso de props (material de apoio), o método Iyengar aumenta a possibilidade de permanência no asana, aumenta a confiança do aluno bem como a sua compreensão sobre seu alinhamento, amplia a possibilidade de movimento na postura e faz com que as posturas mais complexas possam ser desfrutadas com segurança.

Somados, o foco no alinhamento físico, o rigor técnico e o uso de props, faz do Iyengar Yoga uma modalidade amplamente segura e terapêutica, que pode ser praticada inclusive por pessoas que sofrem de problemas físicos.

Todo o perfeccionismo do método Iyengar Yoga contribui para o desenvolvimento de um corpo saudável e firme com mente estável e um espírito colaborativo.

 

Caroline Pontes - Iyengar YogaBREVE CURRÍCULO

CAROLINE PONTES

Instrutora de Hatha Yoga pelo método Iyengar , estudou com renomados professores no Brasil e na Índia e se mantém em continua formação.

Fez especialização em Yoga Restaurativo e para Gestantes.

Terapeuta Ayurveda formada pela Clínica Dhanvantari e Instituto Naradeva Shala/SP com especialização em Nutrição Ayurvédica pelo Arya Vaidya Hospital & Pharmacy – Índia.

Atendimente com Terapias Ayurvédicas e Workshops sobre Alimentação e Culinária Ayurvédica e Programas de Desintoxicação.

 

DÚVIDAS SOBRE A PRÁTICA

Em que Iyengar Yoga se difere em relação aos outros métodos de yoga?

O Iyengar Yoga enfatiza o desenvolvimento da força, resistência e o alinhamento correto do corpo, além da flexibilidade e do relaxamento. As posturas de pé constroem pernas fortes, aumentam a vitalidade e melhoram a circulação, coordenação e o equilíbio.

Iyengar Yoga é meditação em movimento. O ser é explorado por meio da descoberta e relaxamento dos padrões de tensão física e das resistências psicológicas. Com a continuidade das práticas, a habilidade do aluno em relaxar e se concentrar melhora muito, e sua consciência interna é alcançada.

Iyengar Yoga enfatiza a precisão do alinhamento nas posturas. Por que isso é importante?

Os exercícios físicos são geralmente executados de uma maneira que reforça nossa falta de alinhamento e nossos padrões de movimento. Se não soubermos como executá-los de modo apropriado, nossa tendência é a de alongar a partir das partes mais flexíveis do nosso corpo e de utilizar principalmente nossos músculos mais desenvolvidos. Iyengar Yoga nos encoraja a alongar as áreas mais tensas e a fortalecer as mais fracas, realinhando e acordando todo o corpo. Com um corpo melhor alinhado, menor trabalho muscular é necessário. O relaxamento aumenta naturalmente.

Quem pode praticar Iyengar Yoga?

Yoga é para todos. Ninguém é muito velho ou muito duro, muito gordo ou muito fraco para iniciar sua prática. Um professor de Iyengar yoga certificado pode guiar alunos de todas as idades e condições físicas para uma experiência no yoga. Esta será uma jornada segura, acessível e recompensante.

Se tenho um problema de saúde posso praticar Iyengar Yoga?

Se executado de maneira adequada, Iyengar yoga não deve prejudicar as condições físicas. Apesar dos professores de yoga não serem terapeutas, muitos alunos acham que suas dificuldades físicas regrediram como consequência dos benefícios trazidos pelas posturas. Antes da sua primeira aula, o professor vai conversar com você e lhe dar um questionário perguntando sobre seus eventuais problemas de saúde. As posturas do yoga podem ser modificadas e ajustadas para irem ao encontro às suas necessidades.

Como Iyengar Yoga pode curar um problema físico ou aumentar meu nível de consciência mental?

A prática de Iyengar Yoga tem sido útil para muitos alunos no sentido de aliviar a dor de tensões crônicas, comuns para aqueles que trabalham por longos períodos sentados. Problemas de coluna (lombar, escoliose), dores no nervo ciático, dores nos joelhos, bursite, doenças respiratórias costumam melhorar. Alunos de Iyengar Yoga não só sentem alívio das dores físicas, como usufruem de melhor flexibilidade, coordenação, postura e autoimagem. O alívio de sintomas de depressão e fadiga também pode ser sentido, assim como o aumento do prazer e da produtividade em situações sociais e de trabalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published.